Adriana Figueiredo

09-11-2010 20:30

 

 

Data: 21/09/2010

Nesta aula: Na aula do dia 21/09/2010, o meu grupo teve bastantes dificuldades em encontrar um tema que interessasse a todos. Desta forma, solicitamos a ajuda de várias pessoas, de modo a aumentarmos o número de ideias que tinhamos. Recorremos ao psicólogo da escola, à professora da disciplina e também ao professor Carlos. Após já termos reunido bastantes ideias, optamos então por escolher o tema, tendo em conta as opiniões e interesses de todos os elementos do grupo. O tema está então ligado ao corpo humano, e consequentemente, à saúde. Apesar de todo o tempo gasto na escolha do tema e do projecto, conseguimos ainda nesta aula iniciar o projecto, visto que começamos por definir o que faríamos daí para a frente, ou seja, planear as aulas. Definimos em que consistiria o trabalho prático que iriamos realizar (tronco do corpo humano, em que os órgãos são realizados por nós, e colocados num género de molde), e para além disso decidimos realizar um site informativo, onde damos informações sobre os diversos órgãos do corpo humano, e doenças a eles associadas. Com o site pretendemos também dar a conhecer o tema do nosso grupo, pois achamos muito importante não só ao nível escolar, mas em todos os níveis. Pensamos também em realizar, no trabalho prático, uma ligação de um interruptor a uma lâmpada e a um pequeno motor, que dará luz e movimento ao corpo humano realizado. Definimos alguns dos materiais que seriam necessários. Seguidamente dividimos as tarefas como pesquisar informações, procurar contactos úteis para a realização do trabalho, pesquisar as características de todos os materiais que podemos utilizar para construir os órgãos. Estas tarefas foram divididas por todos os elementos do grupo, de forma a termos materiais para trabalhar na próxima aula.

Avaliação: No meu ponto de vista esta aula foi pouco produtiva, na medida em que muito do tempo da aula foi gasto na escolha do tema. Mesmo assim, após escolher o tema e apesar do pouco tempo que nos restava, conseguimos ainda organizar o grupo de forma a iniciar o projecto da melhor forma possível

Reflexão: Penso que este projecto vai ter que ser revisto por nós bastantes vezes, pois talvez seja necessário criar ou realizar algo mais do que estamos para já, a pensar.

 

 

 

 

Data: 28/09/2010

Nesta aula: Nesta aula, como tínhamos já alguma informação que pesquisamos durante a semana, foi mais fácil estruturar a aula. Assim, começamos por fazer um projecto para o site, embora não consigamos concluí-lo. Durante esta aula dividimos o grupo. Enquanto que dois elementos se encarregaram de obter informações sobre os contactos de duas universidades com o curso de Engenharia de polímeros e Engenharia de materiais, outros dois elementos encarregaram-se do projecto para realizar o site. Acerca dos contactos, conseguimos o contacto de J. Miguel Nóbrega, ligado ao curso de Engenharia de polímeros, e também o de Ana Vera Machado, ligada ao curso de Engenharia de materiais. Ao longo da aula, tivemos a oportunidade de dialogar sobre o projecto, e surgiram novas ideias, como realizar um teatro informativo sobre as doenças associadas aos diferentes órgãos, em que participariam  todos os elementos do grupo. Esse teatro seria filmado para colocar no site, de forma a dar a conhecer a informação pretendida de uma forma mais atractiva. Uma outra ideia que surgiu foi a de construir os órgãos em silicone ou resina, pois desta forma o órgão seria transparente e emitiria a luz da lâmpada que pretendemos colocar por dentro do cérebro. Para além de tudo isto, discutimos alguns aspectos relacionados com a acção de formação que pretendemos fazer para os pais. Nesta acção de formação pretendemos convidar alguns especialistas sobre a matéria, de forma a informarem os pais da melhor forma possível. Nesta aula também combinamos o dia para ir a uma loja para ver o orçamento da ligação da lâmpada e do motor ao interruptor. Outra situação que foi tratada nesta aula foi o gabinete de saúde que se irá criar no colégio brevemente. Optamos por apoiar o professor Carlos e a enfermeira (que ainda não conhecemos), neste projecto.

Avaliação: Foi uma aula mais produtiva que a anterior, pois não ficamos apenas com as ideias. Começamos já com a prática. Na minha opinião, foi uma aula bem conseguida, embora eu esperasse que a aula rendesse mais, No entanto, penso que a cada aula vamos conseguir melhorar o aproveitamento.

Reflexão: Ao longo desta aula percebi que há alguns aspectos no nosso projecto que são difíceis de concretizar, tal como a ligação à lâmpada e ao motor. No entanto, ainda não estamos bem informadas sobre esses aspectos, e vamos informar-nos o melhor possível de forma a não falhar nenhum pormenor na realização do corpo humano, pois há diversos pormenores que teêm que ser muito bem pensados.

 

 

Data: 12/10/2010

Nesta aula: Ao longo desta aula tentamos elaborar o site, cujo projecto estava já traçado. Assim, conseguimos terminar alguns dos tópicos do menu do site, sendo que já conseguimos obter informações para o site de quase todos os órgãos. Esta parte da aula não foi muito rentável, uma vez que grande parte do tempo foi gasto a decobrir como funciona o site e como conseguir colocar em cada tópico toda a informação necessária. Numa outra parte da aula, optamos por tirar as fotografias necessárias para o site, de forma que nos dirigimos ao laboratório e tiramos fotos ao corpo humano (em plástico) que lá se encontra. Tiramos também fotos a diversos locais do colégio, como a entrada, a estátua do fundador, os jardins, alguns edifícios e o laboratório. Desta forma, todas as fotos que necessitavamos para a realização do site já foram tiradas, embora não consigamos ainda colocá-las todas no site. Nesta parte do trabalho, estou a sentir algumas dificuldades, uma vez que implica o trabalho e o conhecimento informático, que não domino muito bem. De qualquer forma, foi uma aula bastante positiva, e aprendemos a trabalhar com diversas utilizações do site, por isso penso que quando avançarmos novamente com esta parte do trabalho, será mais fácil para nós, pois já estamos mais “dentro” da forma de trabalhar com o site.

Avaliação: Foi, na minha opinião, uma aula um pouco difícil, na medida em que eu própria senti bastantes dificuldades quando me deparei com a realização do site, mas tudo foi superado e sinto-me agora mais capaz de continuar a trabalhar nele.

Reflexão: Acho que o site vai ser uma mais-valia tanto na divulgação do nosso projecto dentro da escola, como também fora da escola, para os pais dos alunos, e não só. Por isso, acho que foi bom optarmos por realizar este site, uma vez que a Internet é um muito bom meio de divulgação.

 

 

Data: 19/10/2010

Nesta aula: Nesta aula começamos por preparar uma apresentação em power point que contém uma breve apresentação do grupo, explica o tema, fala sobre os nossos objectivos com este projecto, refere os materiais que serão necessários e os contactos a fazer tanto dentro como fora da escola, refere também como foram distribuídas as tarefas pelos elementos do grupo (até ao momento), tal como outras coisas. Apresentamos este power point à turma, com o objectivo de esclarecer qual o nosso projecto, quais os nossos objectivos com ele, e mais pormenores sobre o mesmo. Apresentamos também o nosso site em desenvolvimento. Todos os grupos, tal como o meu, apresentaram também uma síntese do projecto e dos objectivos a cumprir com ele. Depois de tudo isto, conseguimos colocar algumas imagens no site e conseguimos ainda enviar um e-mail ao director do curso de Engenharia de Polímeros da Universidade do Minho e à directora do curso de Engenharia de Materiais da Universidade do Minho, de forma a pedir informações sobre diversos materiais. Começamos por explicar quem somos e qual o nosso projecto, de modo que, sabendo o que queremos realizar, nos possam ajudar a descobrir os materiais mais adequados à realização de cada órgão. Quando obtivermos resposta, o passo seguinte será procurar lojas com os materiais seleccionados e realizar o orçamento do projecto. Nesta aula estivemos também reunidos com outro dos grupos da turma, avaliando a ideia de realizar uma acção de formação em parceria, uma vez que o tema desse grupo também está ligado à saúde, e dessa forma as ideias seriam mais e o tema da acção de formação seria mais abrangente.

Avaliação: Durante esta aula não evoluimos muito na realização do projecto, devido ás apresentações dos projectos de todos os grupos, o que ocupou bastante tempo da aula. No entanto demos um passo importante, que foi contactar os directores dos cursos de Engenharia de Polímeros e Engenharia de Materiais. Penso que este passo nos vai ajudar a avançar com o projecto, uma vez que já algum tempo nos mantemos a realizar o site.

Reflexão: Com esta aula apercebi-me que o tempo para realizar tudo o que está proposto não será muito, e portanto, que temos de começar e realizar tarefas não só em horário escolar, mas também fora desse horário.

 

 

Data: 26/10/2010

Nesta aula: No início desta aula apresentamos à professora da disciplina uma autorização para podermos sair do colégio, de forma a visitar duas lojas e obter informações que nos pudessem ajudar na construção do sistema (interruptor ligado a uma lâmpada e a um motor), para o corpo humano. Desta forma, saímos do Colégio La Salle logo no início da aula, pelas 10:20h , dirigindo-nos a pé a uma das lojas nas redondezas, em Barcelinhos, onde explicamos o nosso projecto e as informações que gostaríamos de obter, mas não nos conseguiram ajudar, pelo que esta visita não foi benéfica para o projecto. De seguida, dirigimo-nos a outra loja, a poucos metros desta, onde explicamos novamente o projecto. Aí, foi-nos dito que o sistema era viável, e informaram-nos sobre diversas formas de o fazermos. Mas o senhor que nos informou de tudo isso, disse-nos que a Doutora Maria João Guimarães Santos nos podia informar e ajudar mais nesse campo. No momento, ela não estava na loja, mas foi-nos dado um cartão com o seu contacto, e ficamos de voltar lá no final das aulas. No final das aulas, eu dirigi-me à loja, falei com ela explicando todo o projecto, e ela dispôs-se a ligar para os fornecedores dos materiais que necessitamos, e a saber qual é o melhor orçamento e a melhor forma de fazer o desejado.

Quando voltamos à escola, juntámo-nos com um dos grupos da turma e combinamos fazer a Acção de Formação em conjunto, uma vez que ambos os grupos tinham essa ideia. Realizamos então a carta para o Director José Olímpio Durães, e acertamos alguns pormenores para a Acção de Formação (caso fosse aceite pela direcção a nossa proposta). Na carta explicamos todo o nosso projecto, e pedimos a autorização para realizar uma Acção de Formação para os pais e também uma palestra para alunos do secundário e 9º ano de escolaridade. Assim, tanto a Acção de Formação como a Palestra passam a ter o intuito de conter dois temas: o tema que diz respeito ao nosso grupo e o tema que diz respeito ao grupo que se aliou a nós.

Depois disto, fomos ao e-mail do grupo, e verificamos que não obtivemos resposta nem do Doutor Miguel Nóbrega, nem da Doutora Ana Vera Machado, pelo que tentamos contactá-los por telemóvel e também não obtivemos resposta. Desta forma, dirigimo-nos ao gabinete do psicólogo Paulo Neves, com a perspectiva que nos pudesse indicar alguém para nos ajudar nessa área (dos materiais a utilizar). Ele deu-nos a informação de uma investigação que está a decorrer com investigadores de vários países em que participa também uma portuguesa. A investigação vai no sentido de criar os órgãos sintéticos. Ele disse-nos que ia fazer alguns contactos (inclusive essa investigadora), para tentar descobrir alguém que nos pudesse ajudar.

Avaliação: Avalio esta aula de uma forma positiva, pois já obtivemos algum conhecimento ao nível do sistema que vamos realizar. Penso que foi uma aula rentável e bastante útil para a continuação do desenvolvimento do projecto.

Reflexão: Nesta aula reflectimos bastante sobre o orçamento do projecto, pois apercebemo-nos de que os materiais que vamos necessitar são muitos, e alguns bastante caros.

 

 

Data: 02/11/2010

Nesta aula: Nesta aula começamos por nos dirigir ao director José Olímpio Durães, (juntamente com o grupo a que, na semana passada, nos tínhamos aliado), de forma a obter uma resposta à carta que lhe havíamos enviado para realizar a Acção de Formação para a comunidade educativa e a palestra para os alunos do secundário e 9ºano de escolaridade. Contudo, o professor não se encontrava na escola, pelo que não obtivemos ainda resposta, ficando esse assunto pendente.

Depois disso, dirigimo-nos à loja onde tínhamos pedido o orçamento para o sistema do motor e da lâmpada, mas ainda não tinham conseguido um orçamento pois os fornecedores dos diversos materiais ainda não tinham dado resposta. Dirigimo-nos então a uma drogaria perto da loja, onde perguntamos se existiam os materiais de que necessitavamos (parafina, silicone, cera..). Informaram-nos dos preços, que são de acordo com o peso de cada material. Informaram-nos também de como moldar cada material, por exemplo, para utilizar a parafina, teríamos que a derreter, e depois deixar secar, tal como a cera. Depois de obtermos algumas informações na drogaria, deparámo-nos com o problema de realizar os moldes para cada órgão (problema para o qual o senhor da drogaria também nos alertou). Esta situação fez com que voltássemos ao colégio e fizéssemos uma pesquisa sobre como fazer moldes. Com esta pesquisa, encontramos algumas fábricas de moldes, pelo que guardamos os contactos e os e-mails. No entanto, não sabemos se estas fábricas realizam o tipo de moldes que pretendemos. Investigamos também algumas formas de fazer moldes “caseiros”, mas desta forma, seria difícil resultar, pois os materiais poderiam ficar apegados aos moldes, e as texturas dos órgãos não seriam bem conseguidas. Assim, optamos por enviar e-mail a duas empresas de moldes, franciscomoldes@sapo.pt e info@bramp.pt, tendo em atenção que são relativamente próximas de Barcelos, uma vez que a maioria das empresas ficam situadas bastante longe. Apesar destes contactos, registamos mais alguns contactos de algumas empresas, caso estas não nos consigam dar resposta.

No e-mail, explicamos o projecto, e pedimos ajuda nos moldes, tal como alguns orçamentos para os moldes de alguns órgãos.

Durante esta aula, conversamos também sobre a base do nosso projecto (o boneco em grandes dimensões), pois para sabermos as dimensões dos moldes dos órgãos temos que saber já as dimensões do boneco. Assim, combinamos esta semana investigar sobre os bonecos, tal como investigar empresas que nos possam patrocinar.

Avaliação: Avalio esta aula como positiva, pois tenho já mais ideias das dificuldades com que nos vamos deparar ao longo do projecto. Contudo, não conseguimos avançar muito no projecto em si, uma vez que as condições da Internet do colégio não deixaram. De qualquer forma, temos já algumas ideias dos moldes que vamos necessitar e de como os obter.

Reflexão: Na minha opinião, foi uma aula produtiva, mas que nos deixou bastante preocupadas, não só pela dificuldade do projecto, mas pelo orçamento que vamos ter. Contudo, estamos bastante motivadas para fazer o melhor possível.

 

 

Data: 09/11/2010

Nesta aula: Nesta aula, o grupo começou por dialogar sobre as ideias que nos foram dadas pela enfermeira Josefina Morais (enfermeira responsável pelo gabinete de informação e apoio ao aluno). Desta forma, decidimos quais as ideias que seriam viáveis e com interesse para o projecto. Decidimos também, devido à aproximação do dia mundial da luta contra a sida, que iremos às turmas de secundário e 9º ano realizar algumas dinâmicas sobre este tema. Após esta discussão, o grupo dividiu-se de forma a realizar o máximo de tarefas possível. Enquanto duas trataram de elaborar cartazes para divulgação do nosso grupo e do nosso projecto, as outras duas trataram de pesquisar de forma a realizar uma base com informações sobre a SIDA, de forma a conhecermos bem o tema, para que possamos ser claras quando visitarmos as turmas e falarmos neste assunto. Para além da base teórica, este grupo fez uma pesquisa e selecção de vídeos que possamos mostrar nas turmas e jogos que possamos fazer, de forma a tornar esta “conversa” com as turmas o mais interessante possível. Assim, acabamos por dividir algumas tarefas para fazer durante a semana, uma vez que o tempo é escasso e que queremos avançar com o projecto. Decidimos então que eu avançaria com o site, deixando-o completamente pronto durante esta semana, a Adriana Santos trataria de acabar os cartazes, a Margarida faria os panfletos do grupo, e a Angelina trataria de realizar os inquéritos para fazer nas turmas no dia 1 de Dezembro (dia mundial da luta contra a sida).

Avaliação: Avalio esta aula de forma bastante positiva, pois uma vez que dividimos o grupo, conseguimos realizar mais trabalho. De qualquer forma, temos muitas ideias e foi um pouco complicado seleccionar o que fazer e o que não fazer.

Reflexão: Com esta aula, percebi que o tempo este período já não é muito, pelo que teremos que realizar o máximo de coisas no mínimo tempo possível, para que consigamos realizar aquilo a que nos propusemos.

Voltar