Angelina Costa
14-11-2010 21:00
|
Data: 21 / 09 / 2010 |
Nesta aula: Nesta aula estivemos a ponderar melhor a nossa escolha em relação ao tema escolhido na aula passada. Tal como tínhamos pensado, falamos com o professor Carlos Lopes relativamente ao projecto “Escola para a Saúde” e constatámos que a nossa participação nesse projecto não ia ser suficientemente activa para fazermos desse o nosso projecto. Como pretendemos manter a área definida no início, Saúde, a nossa cooperação no projecto não esta fora de hipótese pois é concordante com o nosso projecto. Depois de reflectirmos nas diversas possibilidades, concordamos que “Corpo Humano” seria o nosso tema. Pretendemos construir um modelo do corpo humano a 3 dimensões, contendo cabeça e tronco, estando visíveis, nesta parte, os órgãos que a constituem. Em parceria com este modelo, pensamos num sistema de luzes e movimento. Assim, o produto final seria um modelo da parte central do corpo humano, onde podemos ver todos os órgãos constituintes e ainda alguns dos movimentos realizados pelo nosso corpo quando vivo. Para acompanhar este projecto, pensamos em elaborar um site dinâmico na internet, onde explicamos cada um dos órgãos, constituição e funções, e todo o processo relativo ao trabalho, tal como algumas das principais doenças associadas aos diversos órgãos. As tarefas necessárias para iniciar o projecto foram divididas, a pesquisa do diferentes órgãos, a forma de realizar o sistema de luz e movimento e os materiais a utilizar para realizar o modelo. Avaliação: A mudança de projecto foi muito acertada pois, como já referi, a nossa participação não iria ser activa e não é isso que pretendemos. O tema que escolhemos é muito abrangente, o que é óptimo porque nos confere um maior leque de ideias que possam acompanhar o nosso projecto. Reflexão: À medida que fomos reflectindo, falando e pesquisando acerca do tema e chegamos à conclusão que íamos ter algumas dificuldades no material a utilizar na elaboração do modelo. Provavelmente vamos precisar de entrar em contacto com alguém que nos possa ajudar nesse assunto. |
|
Data: 28/ 09 / 2010 |
Nesta aula: Nesta aula de Área de Projecto estivemos a fazer um rascunho do site que pretendemos realizar. Surgiram novas ideias para a sua elaboração, por exemplo, a apresentação dinâmica dos temas. Pensamos concretamente nas doenças, para a sua apresentação não ser demasiado monótona, ser feita através de pequenos vídeos elaborados por nós. Tornando assim, a visita ao site, dinâmica e educativa para os visitantes. Escolhemos a música de fundo para o site, pois na nossa opinião é um acessório que torna o site mais convidativo. Deste modo o rascunho do site ficou já terminado. Durante a aula dividimos o grupo para que no final o rendimento fosse maior, duas de nós trataram da informação para colocar no site, sobre os órgãos, as doenças principais de cada um e algumas curiosidades acerca deles e do funcionamento do corpo humano em geral; as outras duas trataram de procurar os contactos aos quais podemos recorrer para obter alguma ajuda quanto à escolha do material a utilizar na elaboração do modelo e dos órgãos e também de criar um e-mail para o grupo, para que tenhamos uma maneira mais formal de contactar com pessoas que nos possam ajudar na criação do projecto (em anexo). Avaliação: Esta aula foi muito produtiva, pois conseguimos material suficiente para que, quando nos reunirmos para criar o site, ele possa ficar logo em funcionamento. Reflexão: Os contactos que procuramos são dos departamentos relacionados com essa temática na universidade do Minho. Mas ainda não sabemos que eles nos vão conseguir dar uma resposta tendo em conta as nossas necessidades, temos de pensar e procurar uma alternativa se por acaso esta fracassar. |
|
Data: 12 / 10 / 2010 |
Nesta aula: Na aula da disciplina de área de projecto do dia 12 de Outubro de 2010, o meu grupo elaborou o site, tratamos da estrutura, imagens, começamos também a colocar lá a informação que tínhamos já recolhido. Eu tratei de seleccionar e trabalhar a informação de alguns dos órgãos, para que não fosse muito extensa nem cansativa, mas que abordasse grande parte das particularidades de cada um. Fui também eu que reuni um conjunto de curiosidades relativas a todo o corpo humano em geral, para colocar no site. Avaliação: A realização do site é um passo importante para o nosso projecto, visto que numa primeira parte, o nosso projecto passa por uma divulgação do funcionamento e dos principais problemas relacionados com o corpo. Estando este a avançar progressivamente, o projecto está bem encaminhado. Reflexão: Temos de pensar num método de divulgação eficaz para que dentro de pouco tempo o site possa estar ao acesso do maior número possível de pessoas, para que o nosso projecto seja divulgado e, o nosso objectivo cumprido. Uma das hipóteses para a divulgação pode ser talvez através das redes sociais, visto que são muito utilizadas por diferentes pessoas e também de fácil acesso, é um caso a pensar com os restantes elementos do grupo. |
|
Data: 19 / 10 / 2010 |
Nesta aula: Na aula da disciplina de área de projecto referente ao dia 19 de Outubro de 2010 realizou-se, numa primeira parte da aula, a apresentação à turma dos projectos que estão a ser desenvolvidos pelos diferentes grupos. Não trabalhamos muito em relação ao nosso projecto uma vez que assistimos à apresentação dos restantes grupos. Numa segunda parte da aula preenchemos uma fixa de auto e hetero avaliação acerca do funcionamento do grupo. Na última parte da aula mais dedicada ao nosso projecto estivemos a escrever os e-mails para enviar para as nossas possíveis ajudas dos departamentos de Engenharia de materiais e de polímeros da U.M. Vamos também falar com o professor Carlos Lopes para que marque uma reunião com a enfermeira colaboradora do projecto “Educação para a saúde”, para nos orientar alguma tarefa na qual possamos colaborar com ela. Avaliação: Relativamente à aula de hoje não à uma grande avaliação a fazer, tivemos uma boa e coerente apresentação do nosso projecto e acho que conseguimos abordar os objectivos principais. Reflexão: O facto de podermos começar a colaborar com o projecto “Educação para a saúde” vai dar maior actividade ao nosso grupo, o que na minha opinião é óptimo. Temos também de pensar seriamente nos materiais e fazer alguns testes, tendo em conta a função deles. Na possibilidade de não obtermos respostas aos e-mails enviados para o U.M. teremos de pensar alternativas. |
|
Data: 26 / 10 / 2010 |
Nesta aula: O seguinte diário de bordo foi feito no seguimento da aula da disciplina de área de projecto referente ao dia 26 de Outubro de 2010 realizada na sala de aula do 12º ano, desde as 10 horas e 15 minutos até às 13 horas e 30 da manha. A aula foi dividida em duas diferentes partes. Durante a primeira parte da aula estava prevista a deslocação ao centro de saúde de Barcelinhos para falarmos com a enfermeira Josefina Morais acerca do projecto “Educação para a saúde”, mas tal não foi possível pois ela não se encontrava disponível, tendo por isso de ser adiada esta deslocação. Mas, para além disso, tínhamos planeado ir procurar nos locais apropriados mais próximos, ajuda acerca dos materiais, neste caso concreto para fazer a parte do sistema de luz e movimento nos órgãos. Na primeira loja que visitamos não nos conseguiram ajudar, talvez por ser uma loja apenas de venda e os funcionários não serem peritos na área. Na segunda loja que visitamos em Barcelinhos obtivemos mais sucesso, o funcionário conseguiu garantir-nos que era possível concretizar a nossa ideia e deixou-nos o contacto para mais tarde, quando estivesse na loja a técnica nos pudesse dizer qual o tipo de material, e se conseguir, fornecer-nos. Na segunda parte da aula, depois de voltarmos para a escola, em conjunto com o grupo da Sandra, Isadora e Margarida Cunha com as quais pretendemos elaborar uma Acção de Formação no 2º Período, elaboramos uma carta para a direcção (em anexo) a pedir permissão e o devido apoio à realização da mesma Acção de Formação, para que assim consigamos iniciar a sua preparação. Nesta aula o nosso trabalho desenvolveu-se na totalidade em grupo. Avaliação: O facto de ter-mos uma resposta positiva em relação ao Sistema de luz e som deixou-nos mais optimistas em relação ao projecto. Se tivermos autorização da direcção para realizar a Acção de formação, vai ser óptimo para a realização do nosso trabalho. Reflexão: Não temos pensado muito acerca dos custos que vamos ter com os materiais, visto que com as propriedades que pretendemos a única alternativa e a mais viável que conseguimos até agora foi a resina, temos de começar a pensar em métodos de arranjar algum dinheiro para que os custos não tenham de ser tão significativos, é um caso a pensar. Além disso, fomos alertadas para o facto de termos de começar a pensar em procurar uma empresa ou algo do género que nos possa ajudar na parte dos moldes para fazer os órgãos, para que quando no 2º período tivermos de começar a realizar o modelo, não nos deparemos com esse problema. |
|
Data: 02 / 11 / 2010 |
Nesta aula: O presente diário de bordo é referente à aula de Área de Projecto do dia 2 de Novembro de 2010. Nesta aula dirigimo-nos inicialmente ao gabinete da direccção com o intuito de receber uma resposta à carta enviada, esta tarefa realizamos em conjunto com o grupo das “Cromossomiogenias”. No entanto, o director não estava presente, pelo que não nos foi dada ainda uma resposta concreta. Em seguida, deslocamo-nos até Barcelinhos à loja onde pedimos o orçamento para o sistema de luz e movimento, mas aí também nos foi pedido para aguardar-mos mais algum tempo, pois ainda não estava disponível. No regresso dirigimo-nos a uma drogaria, onde tencionávamos saber se existiam os materiais que pretendíamos (parafina, silicone e resina). A resposta foi positiva e também nos informaram acerca dos preços que vão de acordo com a quantidade dos materiais. Alertaram-nos para alguns problemas que poderíamos ter ao moldar alguns dos materiais, devido às suas características, no exemplo da resina e da parafina teríamos de as derreter, colocar num molde e depois deixar secar. Aqui surgiu o problema dos moldes que teríamos de realizar para cada órgão, principalmente o coração e o cérebro. Já no colégio fizemos uma pesquisa que nos pudesse orientar em relação à realiação dos moldes. Procuramos formas caseiras de fazer moldes, como alternativa visto que não é muito possível nem eficaz, e encontramos também algumas fábricas de moldes, das quais guardamos os respectivos contactos. Mandamos um e-mail, a exlicar o projecto dando maior ênfase aos moldes, para duas das fábricas, franciscomoldes@sapo.pt e info@bramp.pt, as que localizavam mais perto da nossa região, mas caso estas não respondam restam-nos ainda alguns contactos. Avaliação: Na minha opinião esta aula foi bastante positiva na medida em que fomos confrontadas com algumas das dificuldades que vamos ter ao longo do projecto. Mas quanto a evolução do projecto tivemos algumas dificuldades por causa da velocidade do sevidor da internet do colégio. Reflexão: Esta aula deixou-nos um pouco preocupadas com o orçamento que o nosso trabalho vai atingir. Mas o que não nos faltam são ideias e vamos acabar por conseguir ultrapassar também esse obstáculo. |
|
Data: 09 / 11 / 2010 |
Nesta aula: O presente diário de bordo é referente à aula de Área de Projecto do dia 9 de Novembro de 2010. Nesta aula, eu e a Adriana Figueiredo, começamos por expor aos outros elementos do grupo e posteriormente à porfessora a conversa que tivemos na quinta-feira, dia 4 de Novembro de 2010, com a enfermeira Josefina Morais. Desta conversa resultaram novas e variadas ideias para enriquecer o nosso projecto. Dividimo-nos e, duas a duas, realizamos diferentes tarefas. A Adriana Santos em conjunto com a Margarida Oliveira trataram de elaborar um cartaz ou pelo menos a base dele, com a finalidade de divulgar o gabinete de “Educação para a Saúde” e as suas funções. Eu, em conjunto com a Adriana Figueiredo ficamos encarregues da elaboração de um panfleto de divulgação do nosso grupo e criar uma base teórica com documentação que vamos analisar para posteriormente, em contreto, na semana mundial de luta contra a sida, fazermos uma apresentação do tema a várias turmas. Esta ideia surgiu como forma de enriquecer o projecto, na qual pretendemos dar a conhecer aos alunos do colégio algumas temáticas vulgares mostrando-lhes os cuidados a ter e os riscos, tentando neste contexto, abranger o maior número de temáticas possíveis, aproveitando as que tem uma semana especifica. Devido a problemas técnicos no computador, não pudemos realizar o panfleto. Fizemos, em papel um rascunho do que pretendemos colocar lá de forma a que quando o problema for resolvido eja rápida a sua elaboração. Passámos então para a parte da pesquisa para a base de dados que colocaremos no nosso portefólio relativamente a esse tema. Fizemos uma pesquisa intensiva na qual tentamos em primeiro lugar descobrir quais eram os principais temas a tratar e em segundo lugar, a forma mais didáctiva de a transmitir. Pocurando vídeos e jogos alusivos de forma a que a nossa apresentação seja mais atractiva. Realizamos nessa pesquisa os processos de recolha, analíse e tratamento da informação. Ficando deste modo, esta parte do trabalho praticamente concluída. Avaliação: A parte do trabalho realizada por mim e pela Adriana considero-a positiva, apesar do imprevisto com o panfleto, conseguimos arranjar uma alternaticva e concluir a outra parte do trabalho. Quando á realização do cartaz ainda não ficou muito adiantada, mas agr que conseguimos trabalhar com o programa a sua elaboração vai ser mais rápida. Reflexão: Esta ideia de abordarmos diferentes e ao mesmo tempo vulgares temáticas, torna o nosso projecto mais produtivo. O facto de através das nossas intervenções, conseguirmos mudar nem que seja 1% dos comportamentos dos alunos, já é muito positivo e talvez mais enriquecedor do que apenas apresentar no final do ano o Modelo do Corpo Humano. Assim, pelo menos eu, estou muito mais entusiasmada com o projecto e com muito vontade de o levar até ao final. |
———
Voltar