Margarida Oliveira
20-09-2010 15:00
|
Data: 21 / 09 / 2010 |
Nesta aula: Nesta aula começamos por escolher melhor qual seria o nosso tema, pois tal como tínhamos pensado inicialmente, fomos falar com o Professor Carlos Lopes para participar no projecto “ Escola para a Saúde”, mas infelizmente deparamo-nos que não seria um projecto que conseguiríamos participar activamente como desejávamos. Assim, resolvemos mudar o tema, depois de muitas ideias e ponderação decidimos que o tema seria o “Corpo Humano”, pois não queríamos fugir à área que definimos logo de inicio, ou seja, a Saúde. Como já referi o nosso tema é o “Corpo Humano”, então, decidimos elaborar um modelo de corpo humano, contendo cabeça e tronco, onde se encontram visíveis todos os órgãos que constituem esta zona do corpo. Para tal, devemos investigar um pouco acerca de todos os órgãos do corpo humano, e qual a melhor forma de os materializar (quais os materiais a utilizar), tendo sempre em atenção a dimensão de uns órgãos em relação aos outros, e a sua estrutura funcional. Em parceria com este “tronco”, faremos um sistema que possibilita que ele tenha movimento e luz. Desta forma, o produto final seria um tronco humano com cabeça, onde podemos observar todos os órgãos constituintes e ainda observar alguns dos movimentos realizados pelo nosso corpo quando vivo. Para acompanhar este projecto, pensamos em elaborar um site na internet, onde explicamos cada um dos órgãos e todo o processo relativo ao trabalho, tal como algumas doenças associadas aos diversos órgãos. Pensado o projecto, começamos por dividir tarefas a cada membro do grupo, ficando uns com a parte de pesquisa sobre os órgãos e outros com a pesquisa de materiais e sistemas para por o projecto a funcionar.
Avaliação: Como referido a escolha do tema foi alterada, pois achamos que não seria um projecto que podíamos acompanhar activamente, pensando assim que foi a decisão mais acertada, pois neste novo projecto vamos poder trabalhar activamente, pois é um tema muito abrangente. Reflexão: Com o desenrolar do tema, reflectimos que seria um tema abrangente, mas ao mesmo tempo de algumas dificuldades a executar, pois vai ser difícil encontrar os materiais certos para cada órgão e as suas dimensões.
|
|
Data:28 / 09 / 2010 |
Nesta aula: Nesta aula começamos por decidir como seria a estruturação do site, surgindo assim várias ideias, tais como, apresentar a informação sobre as doenças em forma de vídeo, tornando-se assim uma aprendizagem dinâmica para quem o visitar. Escolhemos a música de fundo para o site, de forma que o inicio do rascunho para o site ficou já elaborado. Criamos também um e-mail para o grupo, de forma a podermos contactar e sermos contactadas por pessoas que nos possam ajudar na criação do projecto. Foram realizadas várias pesquisas sobre quais os materiais a utilizar na realização do projecto material e de contactos que nos possam ajudar na escolha destes.
Avaliação: Começamos a trabalhar activamente no projecto, para que tudo comece a fazer mais sentido não só no projecto material mas também no site e na sua estruturação fazendo com que este que seja interessante e útil para todos os que o irão consultar. Reflexão: Com isto, reflectimos que o site seria uma parte muito importante para a realização de todo o projecto, mas ao mesmo tempo irá dar-nos muito trabalho, pois temos de lhe colocar a melhor informação e interacção para que este não seja cansativo aos olhos dos outros.
|
|
Data: 12 / 10 / 2010 |
Nesta aula: Nesta aula continuamos com a elaboração do site para o nosso projecto. Começamos por tirar algumas fotos ao colégio, ao nosso grupo, ao laboratório de biologia, e ao corpo humano que estava no laboratório de Biologia, para as colocar no site dando a conhecer, o grupo, o colégio e o projecto em si. O site já está quase elaborado, apesar de ao longo do ano irmos acrescentando as novidades do projecto, actualizando-o. Também podemos retirar mais informações para colocar no site, mas não as conseguimos publicar, pois não tivemos tempo suficiente para o fazer.
Avaliação: A aula foi muito rentável, pois conseguimos avançar com uma parte do projecto muito importante, ou seja, o site. As fotos são uma mais-valia para o site, pois com elas todos os visitantes do site podem conhecer não só o grupo, mas tudo o que inclui o projecto, dando assim mais vida ao site.
Reflexão: Na minha opinião devemos acabar o site o mais rápido possível para que nas próximas aulas comecemos a trabalhar activamente no projecto final, pesquisando assim qual a melhor maneira de o por a funcionar. O site é uma parte muito importante do nosso projecto mas está a tirar-nos muito tempo do qual poderíamos estar a trabalhar no projecto final e em outras actividades que iremos fazer já este período e ao longo do ano.
|
|
Data: 19 / 10 / 2010 |
Nesta aula: Nesta aula começamos por fazer o power point de apresentação do projecto para o apresentar à turma, para que todos tenham conhecimento do nosso projecto e aproveitar para divulgar o site. Depois de todas as apresentações, comecei por actualizar um pouco mais o site, colocando-lhe as fotografias do corpo humano tiradas na aula anterior. Como numa das aulas passadas fizemos uma pesquisa para arranjar alguns contactos para nos poderem ajudar a escolher os materiais a utilizar no projecto final, decidimos então mandar os e-mails a essas pessoas, pedindo-lhes assim a sua opinião de quais os materiais a utilizar para os diversos órgãos. A apresentação de todos os projectos da turma foi extensa, por isso não tivemos tempo para avançar mais no projecto.
Avaliação: Esta aula foi muito positiva, pois não só pudemos apresentar o nosso projecto e divulgar o site pela turma, mas também passamos a conhecer o projecto dos restantes grupos. O facto de mandarmos os e-mails também é muito positivo, pois assim podemos consultar a opinião de pessoas que são mais experientes que nós e que podem vir a ser uma grande ajuda na realização do projecto. Reflexão: Na minha opinião temos de começar a pensar nos materiais que vamos utilizar, fazendo assim alguns testes, para ver onde os podemos utilizar e se os podemos utilizar, pois temos de pensar na hipótese de que os contactos a quem mandamos os e-mails não responderem. |
|
Data: 26 / 10 / 2010 |
Nesta aula: Nesta aula deslocamo-nos do colégio até uma loja de iluminação, para pedir informações e o orçamento para o interruptor e o motor que iremos por no cérebro e no coração, nesta primeira loja não nos ajudaram pois não tinham o motor nem faziam instalações deste género. Dirigimo-nos a uma outra loja que nos ajudou imenso, que consegue arranjar todos os materiais e faz a instalação para colocar no projecto final, por agora ficamos de aguardar a resposta quanto ao orçamento. Quando chegamos ao colégio voltamos a trabalhar no site, colocando-lhe mais fotografias com os diversos órgãos para que este fique mais chamativo e nunca fique desactualizado.
Avaliação: A aula foi muito rentável, pois conseguimos arranjar informações sobre o sistema que iremos por no projecto final, sendo este muito importante para focar dois dos órgãos mais importantes do nosso corpo. O site continua em construção pois este também é uma parte muito importante do nosso projecto e por isso estamos a completa-lo cada vez com mais informações para este ter a sua utilidade e para que as pessoas aprendam com ele.
Reflexão: Como já referi em diários de bordo anteriores, o site é uma parte muito importante do nosso projecto mas está a tirar-nos muito tempo do qual poderíamos estar a trabalhar no projecto final e em outras actividades que iremos fazer já este período e ao longo do ano. Quanto ao projecto final também já estamos a trabalhar activamente, procurando assim as várias alternativas para fazer a instalação do motor no coração e a lâmpada no cérebro. |
|
Data:02 / 11 / 2010 |
Nesta aula: : Nesta aula deslocamo-nos do colégio uma drogaria para obter informações sobre os vários materiais como o silicone, a resina e a parafina. Estas informações foram-nos dadas e foram muito úteis, pois assim vamos poder fazer uma análise destes para seleccionar quais os mais indicados a utilizar nos diversos órgãos. Também nos deslocamos à loja da aula anterior para saber se já nos podiam informar qual o orçamento do sistema que iremos fazer com a lâmpada, o interruptor e o motor, mas infelizmente ainda não nos conseguiram informar. Quando regressamos ao colégio fizemos uma pesquisa sobre moldes, como os fazer, ou onde os comprar. Os moldes servirão para nos ajudar na realização de alguns órgãos. Com as informações que obtivemos mandamos um e-mail para uma empresa de moldes, para obter ainda mais informações acerca dos destes.
Avaliação: Na minha opinião esta aula foi muito rentável, pois conseguimos reunir várias informações úteis para o nosso projecto. Estas informações são muito importantes para que nada falhe quando começarmos a realização dos diversos órgãos. Reflexão: Com isto, reflectimos que vai ser difícil arranjar o material mais apropriado para fazer cada um dos órgãos e arranjar os moldes para estes. Mas para que nenhum erro aconteça quando começarmos a construir os órgãos, na minha opinião, temos de começar a fazer alguns testes aos vários materiais que estamos a pensar utilizar.
|
———
Voltar